top of page

Entenda sobre Modelos de Ensino

Atualizado: 27 de mai.

Atualmente o ensino profissionalizante se modernizou e oferece opções de formas de ensino diferentes, e nem sempre temos o curso somente em um formato, ou ainda no formato desejado disponível no momento que queremos estudar. Isso requer escolha e adaptação por parte do estudante. A certificação é igual e garantida por Lei Federal. Portanto, dependendo da dedicação e da disciplina do estudante, optar por um formato diferente do desejado poderá ser muito vantajoso para o aprendizado, tranzendo como benefícios a otimização de tempo e economia financeira.



Antes, faço uma observação importante para evitar erros de interpretação. O modelo que me refiro é também denominado "modalidade". E como a língua portuguesa é uma verdadeira armadilha para quem escreve e para quem lê, modelo de ensino pode ser entendido como formal, não formal e informal. Ou ainda confundido como tipo, como tradicional, construtivista, Montessoriano, Waldorf, Freinet e assim por diante. Nesse artigo estou me referindo ao modelo quanto ao local de estudo e a forma de acesso aos conteúdos de aprendizado. E vou focar no ensino profissionalizante de adultos, começando os comentários sobre os modos de ensino: Presencial, Ao Vivo, Semipresencial, Flex e Digital (ou 100% online).


No modo presencial você (estudante) deve comparecer diariamente em dias úteis no compus e estudar dentro do horário estipulado, e mesmo assim, deverá programar os estudos de revisão em casa. Logo, deverá fazer a revisão remotamente. A principal vantagem é a socialização e o contato com o professor, que aliás, terá a sua atenção disputada pelos demais alunos da turma, o que é também uma vantagem, porque a dúvida de um colega de turma pode ser a sua ou ainda, a resposta pode servir até de reforço para o seu aprendizado. Esse é um dos modelos mais antigos que existe e deverá persistir por muitos anos ainda. Mesmo presencial o estudante deve reservar tempo para estudo individual, e geralmente fora da sala de aula ou longe da escola, como a sua própria casa, biblioteca ou outro local que achar adequado. Então, mesmo o ensino presencial tem um pouco de ensino a distância.


Além disso, no modelo presencial o aluno poderá acessar com facilidade outros recursos da escola, como a biblioteca física, laboratórios, e alguns recursos que podem estar disponíveis na própria sala de aula, dependendo do tipo de curso. Mas, o modelo presencial tem como principal desvantagem a rigidez do horário. A perda de uma aula significa perda parcial de conteúdos, que somente poderão ser recuperados com estudos remotos e muita dedicação e disciplina do estudante. Outro ponto negativo está relacionado com o comportamento do clima e a variação do tempo presente ou fenômenos meteorológicos. Em outras palavras, faça chuva ou faça sol, a aula será dada, com ou sem a presença do estudante. Geralmente a aula não acontece com a ausência do professor, afinal, ele é humano. É bom considerar esses e outros fatores. A modernização criou soluções que resolvem algumas desvantagens do ensino presencial que você irá notar na descrição dos outros modelos a seguir.


No ensino "Ao Vivo", muito utilizando durante o período de isolamento social devido a pandemia da Covid-19, com a utilização do computador pessoal conectado na internet, o estudante assiste a aula no horário padronizado, igual ao presencial, porém de forma remota. Em determinados momentos, geralmente gerenciado pelo professor, os alunos falam, interagem e fazem perguntas. Excelente para economizar tempo e dinheiro com deslocamentos. E a vantagem principal sobre o presencial é que, se perder a aula, por qualquer motivo importante, o aluno pode rever o conteúdo e a aula porque tudo ficou gravado e disponibilizado por um período de tempo conforme o plano da instituição de ensino. A principal desvantagem está no fato de que o aluno necessita ter equipamento e sinal de internet de boa qualidade, caso contrário, as falhas de recepção e transmissão serão problemas durante o aprendizado ao vivo (live).


No curso semipresencial a carga-horária é em média 70% no digital e 30% no presencial. Nesse modelo os professores podem passar o conteúdo totalmente no digital, parcialmente no digital e partes no presencial, ou efetuar a sala de aula invertida, onde o professor propõe os estudos e o aluno aprende no digital, com pesquisas, e apresenta as suas interpretações no presencial. É quase um híbrido juntando as duas tecnologias. É claro que isso apresenta algumas vantagens e desvantagens de cada modelo separado, que agora estão juntos. É algo para pensar e avaliar. Afinal, quem não gosta de rotina vê nesse modelo uma forma de forte quebra de paradigma.


Um grande avanço na forma de estudar tem um nome bem moderno: Flex - é o modelo digital, porém, associado a práticas em laboratórios virtuais ou físicos. O Flex é a sala de aula invertida e também ao inverso. Eu explico: o estudante, em encontro presencial recebe o roteiro que irá estudar e estuda tudo remotamente, ou então, conforme o programa, estuda tudo no ensino 100% online e depois demonstra e pratica os conhecimentos em aulas interativas e laboratórios. Ainda tem a necessidade de ter a escola ou um polo de estudos na cidade onde o aluno reside. Ainda está presente os problemas e gastos de trajeto.


O ensino digital ou 100% online é aquele que está totalmente disponível em qualquer horário, 24 horas por dia e sete dias por semana. Exercícios e atividades são realizados ao final de cada módulo. Formatos digitais diferenciados como e-books digitais, videoaulas, podcast e textos, acessíveis on line e off line. Ou seja, se o seu sinal de internet não é de boa qualidade, oscilando em determinados horários, isso pode ser compensado pelo fato do conteúdo poder ser baixado e acessado sem que o sinal esteja presente no momento do horário do estudo do estudante. A principal desvantagem é a falta de socialização com os demais alunos e com o professor. Porém, em muitos momentos, o que constitui desvantagem, pode ser considerado vantajoso, evitando-se, por exemplo, os desvios de foco. E foco é a principal característica do estudante digital. A segunda característica percebida nesses estudantes e a disciplina com metas, objetivos, horários e projetos de vida e realizações profissionais.


Mais importante que o modelo de ensino é a qualidade do conteúdo que será aprendido e a adequação para a formação profissionalizante completa desejada. Sendo uma escola oficialmente constituída, a certificação é garantida e válida em todo o território nacional. Além disso, o aluno atual deve estar preparado para estudar em qualquer modelo de ensino. Essa adaptabilidade, versatilidade e resiliência irá se tornar o padrão para a escolha do profissional do futuro em um processo de seleção.


Portanto, não se preocupe tanto quanto ao modelo de aprendizado, já que nem sempre você poderá encontrar o curso no modelo desejado. E isso, como vimos, não irá interferir em nada no seu aprendizado e certificação. Preocupe-se em escolher uma ótima instituição de ensino, com professores altamenta qualificados e conteúdo atualizado de acordo com o que o mercado de trabalho atual requer, como por exemplo, a Escola Técnica Congonhas, uma das mais respeitadas instituições de ensino, com quase três décadas na formação profissionalizante de qualidade, e que se atualiza constantemente para atender as mudanças de rumo da profissionalização em diversas áreas de especialização.


A primeira decisão que você deve tomar é a sua profissão. Uma vez escolhida, faça o planejamento da sua formação, veja o que é necessário de preparação, tempo, dinheiro e material de apoio, para chegar no seu objetivo. Veja o tempo necessário e crie prazos para você conseguir cumprir a sua própria meta. E finalmente, é o momento de escolher o curso e a instituição de ensino.


Vou dar um exemplo real, aconteceu mesmo! Uma moça desejava ser piloto de avião. Porém, não tinha recursos. Os gastos eram equivalentes a uma formação em Engenharia Civil. Pensou em pegar um atalho e pesquisou a formação como comissária de voo. Mas, o dinheiro era ainda o principal problema. Pensou então em abrir mão do objetivo principal de voar, sem deixar de desejar de construir uma carreira na aviação. Pesquisou o curso de Agente de Aeroporto. Coube no orçamento, não era o que ela desejava inicialmente, porém, era a oportunidade que mais se aproximava do desejo de trabalhar na aviação. Não havia, no momento da tomada de decisão, uma turma de curso presencial iniciando disponível. Não teve dúvidas, fez o curso online e teve os melhores aproveitamentos em pouco tempo. O seu planejamento inicial de quatro anos virou menos de cinco meses apenas. Participou do primeiro processo de seleção na sua vida. Apenas com o curso e sem experiência anterior conquistou o emprego de primeira, com a ajuda do curso Currículo e Entrevista de Emprego que ganhou de bônus. Passado pouco mais de um ano trabalhando a empresa abriu um concurso interno para oferecer vagas de comissários de voo e piloto. Resumindo a história: dentro do planejamento inicial ela não apenas concluiu o curso que desejava. Ela iniciou a carreira dos seus planos. Hoje ela realiza o seu sonho a cada vez que veste o uniforme, a cada decolagem, a cada pouso, a cada vez que senta na sua nova cadeira de trabalho. Seu novo escritório de trabalho chama-se "cockpit" com uma vista para o horizonte que sempre se atualiza onde novos planos já estão sendo traçados. Sorte é estar no lugar certo, na hora certa e bem preparado. Imagine se ela tivesse desistido logo na primeira barreira?



E isto é pura matemática! Estude sempre usando e experimentando todos os meios disponíveis. Todo o investimento de tempo e recursos financeiros que você fizer em estudos, na aquisição de conhecimentos, seja em livros e cursos de curta duração, de especialização, de formação, graduação, de longa duração, esse investimento estará definitivamente e fielmente protegido por você. Mais seguro do que o cofre mais protegido do mundo. Você terá sempre o controle e acesso total, conseguirá aumentar ou multiplicar, e durará durante a sua eternidade. Ninguém conseguirá subtrair o conhecimento de você. É isso!


 

Sobre o autor:


Prof. Paulo Rodrigues é pós-graduado em Docência no Ensino Superior e em Gestão e tutoria de EaD. Graduado em Ciência Aeronáuticas, além de outros cursos. É autor de livros. Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Santa Catarina Cursos Online - www.etcead.com



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page