top of page

As vantagens de estudar online

Atualizado: 27 de mai.

Com o avanço da tecnologia os "AVA", Ambiente Virtual de Aprendizagem, estão se tornando cada vez mais comuns na rotina dos estudantes.


Entretanto, muitas plataformas possuem ambientes complexos e burocráticos. A nossa plataforma faz o caminho inverso. Nossa regra é a máxima usabilidade e simplicidade.

Além da autonomia e protagonismo do estudante, os recursos são direcionados para atender a programação de estudos que o próprio aluno criou através de agenda de horários próprios e flexíveis.

Na nossa plataforma - www.etcead.com - o estudante encontra aulas gravadas, chat interno de membros que permite a comunicação entre professores e alunos, fóruns para compartilhamento de ideias e teorias, downloads de materiais didáticos, exercícios e avaliações online, revisões e reprodução de aulas ilimitadas durante o curso, e ao final, Certificado de Conclusão válido em todo o território nacional.

Em breve, o virtual e o real estará tão incorporado na rotina das pessoas que, contatos virtuais e presenciais não farão distinção em nossas lembranças, a tal ponto que a palavra virtual perderá o sentido.

São inúmeras as vantagens de estudar de forma digital, desde que o estudante tenha um bom equipamento e sinal de internet de boa qualidade.

Nos cursos presenciais existe o rigor do horário (curso síncrono), da interferência de ruídos internos e externos, de elementos de distração, dos questionamentos diversos que, na maioria, não somam ao conhecimento do aluno.

Na Educação online, também designado como Ensino ao Distância, ou EAD, além do total controle do horário em cursos assíncronos, a quantidade de horas de estudos podem ter durações diferentes de um dia para o outro, ajustando as necessidades do aluno.

Nos cursos híbridos, com aulas online ao vivo, o curso também continua sendo classificado como síncrono e é indispensável para o aluno o cumprimento de horários.

O ensino se desenvolveu e hoje temos, além da tradicional aulas presenciais, o ensino remoto, o ensino híbrido, aulas invertidas e o mais completo e vantajoso de todos, o EAD.

O ensino online utiliza-se de um sistema de gestão de aprendizagem, conhecido pela sigla em inglês LMS (Learning Management System) que permite ao professor gerir o processo de ensino-aprendizagem de forma bastante eficiente e com muitos procedimentos automatizados.

Um ótimo exemplo são exercícios e avaliações que podem ser corrigidos de forma automatizada, fornecendo listagens, relatórios e gráficos que permitem gerir e reagir em pontos fracos, reforço de conteúdos e melhorias.

A era digital é uma realidade. A democratização da informação é irreversível e acessível. A responsabilidade do aprendizado será quase que totalmente controlado pelo estudante enquanto que a qualidade e quantidade do conteúdo será preocupação contínua do professor.


Saiba mais >>> www.etcead.com

Se você quer saber mais sobre o assunto clique em Podcast e ouça o programa número 007. No Fórum leia mais sobre o assunto nos artigos "Diferenças entre aulas presenciais, semipresenciais, remotas e EaD", "Sala de Aula Invertida", "A visão do EaD no Brasil" e outros.


 

Sobre o autor:

Prof. Paulo Rodrigues é pós-graduado em Docência no Ensino Superior e em Gestão e tutoria de EaD. Graduado em Ciência Aeronáuticas, além de outros cursos. Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Santa Catarina Cursos Online - www.etcead.com


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page