top of page

O essencial sobre o Agente de Aeroporto

Esse profissional é indispensável para a perfeita coordenação operacional dos diversos setores de uma empresa do sistema de aviação civil.

A profissão de agente de aeroporto é a designação genérica que está longe de traduzir toda a versatilidade que esse profissional deve empregar em sua atividade, nada rotineira, altamente especializada, onde simpatia, empatia, capacidade de análise e tomada de decisões, pode influenciar no sucesso ou em falhas e transtornos internos com diversas equipes ou externos, com passageiros e clientes, durante toda a operação aeroportuária.

Erra quem pensa que o agente de aeroporto somente consegue emprego em empresas aéreas, e somente para atendimento ao passageiro. Essa é apenas uma das ocupações que estão ao alcance dos olhos dos passageiros nos terminais de aeroportos.

As companhias aéreas empregam um contingente enorme de agentes de aeroporto que trabalham nos bastidores, garantindo procedimentos de coordenação operacionais, burocráticos e logísticos, de forma a garantir o sucesso da operação aérea, seja em uma empresa, handlings, administradoras de terminal, infraestrutura, gestão e manuseio de cargas, e tantas outras empresas que podem passar despercebidas por quem não conhece o ramo.

O agente de aeroporto cresce dentro da empresa a medida que se especializa nas operações, aperfeiçoa-se em idiomas, treina e assimila sistemas, normas e procedimentos.

É claro que não é somente um profissional que coordena todas as tarefas da preparação antes da realização dos voos, durante o atendimento e após o despacho de um voo.

Para a relação trabalhista, é denominado Operador de Atendimento Aeroviário. Pode ascender nos estudos com a formação técnica de nível médio como Técnico Aeroportuário e pertence a categoria dos aeroviários, tal qual mecânicos, técnicos de manutenção, inspetores e engenheiros aeronáuticos.

Pode ter o seu início como auxiliar de aeroporto e pode crescer na carreira até os mais altos cargos dentro da empresa.

Um exemplo clássico do crescimento de um agente de aeroporto, pode-se citar Rubem Berta, primeiro funcionário da Varig, responsável por todas as operações da empresa, em sua origem, no Rio Grande do Sul, até assumir a presidência da empresa, que foi a maior da América Latina e uma das maiores do mundo.

A versatilidade, resiliência, capacidade de dar soluções e administrar conflitos e crises operacionais de forma técnica, dentro das normas, que algumas vezes, são até internacionais.

Outro ponto importante é gostar de estudar e estar sempre atualizado quanto as circulares, instruções operacionais, legislação e tudo mais que possa implicar e impactar os serviços da empresa para a qual presta serviços.

Há, no mercado de instrução, vários cursos, ótimos, bons e ruins. A grande maioria sem conteúdos relevantes. Alguns aproximam-se dos pontos importantes de estudo, e poucos com abrangência que oferece a eficiência no aprendizado.

Mas, de nada adianta um super curso se o estudante não se dedica com afinco nas leituras e entendimento de todos os aspectos profissionais da carreira.

Como ponto de partida, a nossa plataforma de ensino a distância preparou um e-book que lista as atividades do agente de aeroporto, perfil profissional, dicas importantes para a sua preparação efetiva e orientação didática.

Esse e-book pode ser solicitado gratuitamente clicando aqui - além de você obter mais informações sobre o curso você deverá fazer o pedido e informar o seu e-mail para receber a sua publicação.

É o primeiro passo, que afirmo ser praticamente obrigatório, para que qualquer pessoa, maior de 18 anos e com ensino médio completo, deve dar para analisar suas qualidades, habilidades e competências.

Estude com a confiança e tradição de quase três décadas da nossa instituição de ensino e mais de quatro décadas de atuação do coordenador no ambiente aeronáutico.

O agente de aeroporto tem, ao seu alcance, um enorme horizonte de possibilidades e oportunidades profissionais. É um profissional essencial e a oferta de vagas está muito aquecida.


 

Sobre o autor:

Prof. Paulo Rodrigues é pós-graduado em Docência no Ensino Superior e em Gestão e tutoria de EaD. Graduado em Ciência Aeronáuticas, além de outros cursos. Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Escola Técnica Congonhas - Santos/SP - www.etcead.com

128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page