Tratada como a “sala de aula do futuro”, esta modalidade tecnológica transforma o aluno em protagonista no aprendizado. Com o intuito de conferir autonomia aos estudantes na prática educativa, na Sala de Aula Invertida, ou Flipped Classroom, em inglês, o professor proporciona os conteúdos para os alunos antes da aula propriamente dita.
Assim como muitas universidades fazem com a disponibilização de textos para estudos, este modelo de aula disponibiliza aos alunos vídeos, podcasts, jogos ou outros recursos que promovem uma aprendizagem prévia por um meio virtual.
Posteriormente, por isto a ideia de ‘inversão’, o docente irá sanar as dúvidas, provocar debates, aprofundar conceitos e também aplicar exercícios para a fixação daquele conteúdo interativo.
Um estudo organizado pela Universidade de British Columbia, nos Estados Unidos (EUA), levantou que, após a utilização desta metodologia, houve um aumento de 20% na presença em sala, 40% na participação dos alunos nas aulas e 80% dos participantes concordavam que o formato proporciona mais envolvimento com os demais alunos.
Isto porque, neste modelo, a figura do professor é valorizada enquanto mediador do conhecimento, o que contribui para o desenvolvimento ou ampliação de aptidões como autonomia, responsabilidade, autogestão, independência, capacitando o aluno para uma atuação no mercado de trabalho muito mais eficiente e proativa.
Muito bom esse método. Eu como Trainer com os meus alunos, informo antecipadamente no dia da aula, através de grupo de Whatsapp o conteúdo programático. Já tive feedback muito positivo dessa minha ação. Abraços.
Muito obrigado pelo comentário de sua experiência!
Muito bom esse método. Eu como Trainer com os meus alunos, informo antecipadamente no dia da aula, através de grupo de Whatsapp o conteúdo programático. Já tive feedback muito positivo dessa minha ação. Abraços.