top of page

Você sabe as diferenças dos tipos de cursos profissionalizantes?

Atualizado: 27 de mai.

Com a enorme oferta de cursos pela internet, sejam eles ofertados nas modalidades presenciais, semi presenciais, remotos, híbridos, salas de aulas invertidas ou online síncronos e assíncronos, você deve estar em dúvida quanto a classificação desses cursos.

Então, para explicar de forma simplificada, preparei a lista a seguir, com todos os dados pesquisados e no portal do MEC (Ministério da Educação e Cultura).

Classificação dos cursos profissionalizantes:


Iniciação Profissional - curso dedicado a educação para o trabalho destinada a jovens e adultos, independente de escolaridade.

Visa despertar o interesse pelo trabalho e preparar para o desempenho de funções básicas e de baixa complexidade de uma ou mais profissões. Tem duração variável.

Exemplos: Meteorologia, Manutenção de Celulares, pilotos e comissários de bordo (*).

(*) Requer autorização específica da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil. Nossa escola conquistou o reconhecimento como CIAC - Centro de Instrução de Aviação Civil pela autoridade aeronáutica brasileira.


Aperfeiçoamento profissional - é uma modalidade de ensino para que profissionais que tenham habilidades específicas possam empreender em outras habilidades somadas como formação atual e com a finalidade de atualização.

Exemplos: Matemática Aplicada aos Cálculos de Medicamentos Online e Inglês Técnico Aeronáutico online.


Qualificação profissional (livre oferta) - são cursos rápidos, com duração de alguns meses, carga horária que atende ao eixo profissional escolhido e ingresso no mercado de trabalho com o diferencial de ser qualificado para aquela profissão.

Exemplos: Agente de Aeroporto e Gerenciamento de Restaurante.


Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou também denominado Qualificação Profissional - o perfil profissional de conclusão dos cursos de FIC ou qualificação profissional deve corresponder a perfis necessários ao exercício de uma ou mais ocupações com identidade reconhecida pelo mercado de trabalho. Eles devem garantir a profissionalização em determinada área e, ao mesmo tempo, o contínuo e articulado aproveitamento de estudos nos diferentes níveis da educação nacional.

São cursos regulamentados organizados pelo sistema educacional dentro de um itinerário formativo com o intuito de possibilitar continuidade de estudos e possuem regras, inclusive quanto a carga horária.

Cursos de qualificação profissional de livre oferta, quando oferecido por instituição de ensino regular reconhecida pelas Secretarias de Educação dos Estados, pode ser analisado pelo coordenador do curso, e a seu critério, aceito (ou não) como comprovação curricular. Podendo ter aproveitamento e conclusão de disciplina específica, desde que a sua duração mínima seja superior a 160 horas.

O curso técnico de nível técnico deve corresponder a perfis necessários ao exercício de uma ou mais ocupações com identidade reconhecida pelo mercado de trabalho. Eles devem garantir a profissionalização em determinada área e, ao mesmo tempo, o contínuo e articulado aproveitamento de estudos nos diferentes níveis da educação nacional. Os cursos técnicos são incluídos anualmente no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).

Esses cursos somente podem ser ofertados por instituições oficiais, públicas ou particulares (privadas).

Exemplos: Auxiliar de Enfermagem (presencial), Auxiliar em Radiologia (presencial) ou Auxiliar em Estética (presencial).


Cursos de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio - habilita para o exercício profissional com Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) a partir de saberes e competências profissionais fundamentadas em bases científicas e tecnológicas.

Esssa habilitação somente é possível com a conclusão do Ensino Médio ou os estudos podem ser de forma articulada com o Ensino Médio de forma integrada e/ou concomitante.

Exemplos: Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia e Técnico em Estética (todos presenciais).


Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio - são cursos que possuem como requisito que o estudante tenha concluído o curso de Habilitação Técnica de Nível Médio. Possuem carga horária mínima 25% da respectiva habilitação profissional do estudante.

Destina-se ao domínio de novas competências dentro de um determinado segmento profissional.

Exemplos: Punção Intravenosa e Farmacologia e Cálculo de Medicamentos (presenciais).


Educação Profissional Tecnológica de graduação e de pós-graduação -

são cursos de caraterísticas especiais. É a formação especializada em áreas científicas e tecnológicas para atuação em áreas profissionais específicas.

Para ingresso nesse curso, que trata-se de graduação em nível superior, é necessária a conclusão do Ensino Médio.

O acesso a esses cursos são feitos por meio de processos de seleção, os conhecidos vestibulares, que possuem a finalidade de conferir o conhecimento mínimo e a seleção de aproveitamento de alunos com notas melhores quando as vagas são limitadas.

Os cursos, a critério da instituição, poderá aceitar as notas no ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - como processo classificatório para permitir ou selecionar o ingresso do candidato ao curso.

As instituições de ensino que oferecem esses cursos são denominadas Escolas de formação ou graduação superior, Faculdades, Centros Universitários e Universidades.

Exemplos não disponíveis em nossa instituição de ensino de nível médio. Os formados podem ser reconhecidos como tecnólogo, bacharel ou licenciado.

Um nível acima temos pós graduações "Latu Sensu" e "Stricto Sensu" (Metrados e Doutorados) e MBA. Se você tiver interesse em saber mais, coloque abaixo nos comentários as suas dúvidas e sugestões de mais pautas. Até breve.


 

Sobre o autor:

Prof. Paulo Rodrigues é pós-graduado em Docência no Ensino Superior e em Gestão e tutoria de EaD. Graduado em Ciência Aeronáuticas, além de outros cursos. Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Santa Catarina Cursos Online - www.etcead.com

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page