top of page

Um dia na segurança de voo

Atualizado: 27 de mai.

Coisas boas e ruins acontecem o tempo todo! Na aviação isso também acontece. E faz parte da vida de todos. A diferença é que todo o sistema de aviação civil trabalha para minimizar ou extinguir as possibilidades de que coisas ruins aconteçam.

Controle é a palavra que define tudo na aviação. Tudo tem que estar sob controle. Cada funcionário tem que estar no controle da situação. A aeronave, a operação, a pontualidade, o sorriso e a cordialidade.

Quando algo ou alguém sai do que chamamos de normal e controlável, e se desvia para o "caos", não há tempo que não possa ser desperdiçado, não há economia a ser feita nessa situação, não há esforços que não possam ser superados. Tudo tem uma justificativa plausível. Recuperar o controle e garantir a Segurança do Voo.

Um fato ocorrido em 8 de março traduz e exemplifica os meus comentários. Foi através da bem redigida declaração ao público, dada pelo Sr. Jerome Cadier, CEO da LATAM, que explica, detalhadamente, como a aviação cuida criteriosamente da segurança de voo.

Cadier começa assim o seu texto:

"Comportamento agressivo a bordo. Como Atuamos nestes casos?

Quero hoje dividir com vocês como algumas decisões são tomadas na aviação. Muitas vezes estas decisões são tão particulares que dificilmente são conhecidas ou explicadas aos passageiros. Vale a leitura para conhecer um pouco mais do nosso mundo!

No dia 8 de março tivemos uma ocorrência em nosso voo de São Paulo a Barcelona: um dos passageiros demonstrou comportamento agressivo e não foi possível acalmá-lo. Como ele colocava em risco a segurança do voo, dos passageiros e tripulantes, tivemos então que pousar em Fortaleza para desembarcar este passageiro. O que acontece em casos assim? Segue um breve resumo.

Em voos longos, os aviões decolam carregados de combustível para todo o voo. Como estávamos com mais combustível do que o normal para um pouso em Fortaleza, tivemos que "alijar combustível" (sim, jogar fora!) para reduzir o peso para a aterrissagem. Jogamos 3 toneladas (Isto... 3 mil quilos de combustível) durante a órbita para pousar em Fortaleza. Não jogamos mais porque o B767 só consegue alijar combustível do tanque central, não das asas. Assim pousamos "pesado", com 157 toneladas.

Embora possível, um pouso acima de 145 toneladas para um B767 requer cuidado e, além disso uma revisão profunda da manutenção em Fortaleza foi realizada para que o avião estivesse seguro para seguir viagem.

Depois do pouso, começa então uma corrida para a revisão cuidadosa da aeronave e neste momento não sabemos se será possível ou não seguir viagem com esta tripulação, pois pela lei do aeronauta, existem limites de jornada além da qual a tripulação não pode seguir viagem sem descansar antes. Neste momento temos que começar a preparar o plano B (encontrar hotel para todos e reprogramar os voos impactados) caso este voo não siga.

A manutenção fez brilhantemente seu trabalho e liberou o avião para a decolagem. Reabastecemos, tivemos que reprogramar a rota (pedindo a necessária autorização) e voamos mais rápido (velocidade acima do ótimo para o consumo de combustível).

Chegamos em Barcelona 3 minutos antes do limite da jornada para a tripulação e conseguimos não cancelar o voo!

Brilhante trabalho de equipe de várias áreas da Latam Airlines que ninguém fica sabendo. Um passageiro descontrolado pode prejudicar a vida dos outros 300, desperdiçar tempo, combustível e MUITO dinheiro. Neste caso, salvamos o dia! Nem sempre conseguimos. Mas isto ajuda muitos de vocês a saber como é complicado (e interessante) trabalhar em aviação e quão pouco temos sob nosso controle a garantia que a experiência de vocês seja impecável.

Por isto eu amo a aviação: é igual a nossa vida!

Boa Semana a todos!"

O que dizer mais? Comentar a "estupidez" do passageiro? A dimensão do prejuízo financeiro? O atraso na chegada? A sobrecarga de trabalho da tripulação? A tensão dos controladores de voo para organizar a prioridade para o pouso. Os agentes de aeroportos correndo contra o tempo para saber o "gate", atender um avião fora do programado, e etc. (ainda bem que existe o etecetera, ufa!).

Esse texto poderia ser emitido por qualquer CEO, de qualquer empresa de aviação, em qualquer língua, em qualquer lugar do nosso pequeno planeta.

Saiba que isso não é padrão somente em uma empresa. Mas, em toda a aviação séria e competente.

Curiosamente, se um passageiro tivesse problemas sérios de saúde durante o voo, os procedimentos seriam exatamente os mesmos. A única diferença, talvez, seria quanto a forma como o passageiro acometido seria removido da aeronave. Ao invés de autoridades policiais, seriam agentes da saúde. E por que não dizer "autoridades da saúde"?

Enfim. Fico feliz quando o CEO de uma empresa aérea reconhece o árduo trabalho de seus colaboradores.

Quando a comissária repetir 300 vezes a saudação de embarque e de desembarque, saiba que aquele sorriso representa o trabalho contínuo, dedicado e atento de profissionais de todas as áreas da empresa e de toda a aviação em todo o mundo.

E sabe qual a melhor definição de um profissional da aviação? Loucos! Completamente loucos, doidos completos!

Loucos e doidos por fazer você se entusiasmar e se apaixonar pela mesma paixão!

A aviação liga dois pontos no planeta de forma segura, confiável, tranquila, gostosa... E linda! Voar pode ser sonho para alguns e realidade para os pássaros reais e artificiais.

O elevador é o transporte mais seguro do mundo, tudo bem. Você sobe e desce e continua no mesmo ponto do planeta. Em pé!

Mas, o avião tem poltrona reclinável... E leva você para onde somente a sua imaginação chegou antes e a sua vontade e determinação permitir.

Quando for voar, lembre-se que há uma legião de loucos pela qualidade do seu atendimento, conforto, e principalmente, muita segurança.

Mais importante que a chegada, é a jornada! Relaxe e curta o voo!



 


Sobre o autor:

Prof. Paulo Rodrigues é pós-graduado em Docência no Ensino Superior e em Gestão e tutoria de EaD. Graduado em Ciência Aeronáuticas, além de outros cursos. Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Santa Catarina Cursos Online - www.etcead.com

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page