top of page

GESTÃO DO TEMPO E DA SORTE

Você já desejou que o dia tivesse o dobro de horas para poder realizar todas as atividades programadas, ou para desfrutar de mais tempo para lazer e descanço? Ou ainda, você tem a impressão de que os dias estão cada vez mais curtos? E o que é sorte?


Na primeira questão a resposta é fazer a correta gestão do tempo, pessoal e profissional. Para a segunda questão, os dias solares estão cientificamente mais longos. Logo após o "Big Bang" os dias tinham duração aproximada de 4 horas, depois 12 horas a 3,5 bilhões de anos após a grande explosão que os cientistas acreditam ser a origem do universo, e nos tempos dos dinossauros os dias duravam 23 horas. E hoje dura 23 horas, 56 minutos e 4 segundos devido a rotação, e mais 3 minutos e 56 segundos devido a translação, conforme afirma o astrofísico Neil deGrasse Tyson.


Mas, o assunto que desejo desenvolver aqui com você é sobre a administração do tempo. Você pode ter a gestão do seu tempo sobre controle total. Usar recursos e ferramentas para gerir de forma eficiente e eficaz o seu dia, ou simplesmente ser um contínuo escravo do relógio e confiante que a sua memória será tão prodigiosa que nunca esquecerá de um compromisso. Mesmo assim, vou tentar acrescentar algo mais no conhecimento da sua gestão do seu tempo.


Esse assunto foi estudado e bem documentado por Lúcio Aneu Sêneca, filósofo, advogado, escritor e intelectual no império romano. Nasceu em Córdoba, na Espanha, no ano 4 a.C, e faleceu em Roma no ano 65 d.C. Portanto, um tema bastante atual e bem rescente (com a permissão da ironia histórica). Afinal, o que são menos de 2000 para um planeta que possui mais de 4,5 bilhões de anos?


Sem perder mais tempo, vamos conhecer os principais ensinamentos de Sêneca:


1. Não desperdice o seu tempo.

É o que mais as pessoas fazem atualmente. Impulsionadas por distrações que não as conduzem para lugar algum. Você prefere investir muito tempo estudando ou jogando videogame? Se você pretende se tornar um atleta profissional do videogame, o jogo se transformará em treino e, nesse caso, tempo de treino é igual a estudo, e é investimento. Caso contrário é grande desperdício.


2. Não invista todo o seu tempo no futuro. Afinal, o presente é transitório, o futuro é incerto e o passado é inalterável (exceto por mentiras), o tempo é o nosso bem mais valioso, muito mais do que dinheiro ou ouro. Portanto, assim como os ovos, não devemos colocá-los, todos na mesma cesta. Invista uma parte considerável do seu tempo para garantir um futuro que leve você para a satisfação pessoal e profissional.


3. Viva a vida para você mesmo. Ao parar de interferir na vida de outras pessoas você passa a ser mais responsável pelo seu sucesso do que pelo sucesso alheio. É claro que, com equilíbrio, você terá responsabilidades com filhos até um determinado limite ditado pelo tempo. E ajudar alguém que precise, e queira ser ajudado, faz bem para ambos. Mas, lembre-se: "foco em você!"


4. Pratique a premeditação dos males. Pergunte para si: "o que pode dar errado?" Isso não quer dizer que você tenha que se tornar um grande medroso ou pessimista. Ao contrário, você poderá viajar tranquilo sem se preocupar que um pneu fure porque você conferiu o "estepe" e as ferramentas. Simples assim.


5. Faça com que as recompensas a longo prazo sejam imediatas. Acelere os seus esforços para conseguir os seus prêmios. Seja comer algo doce depois de um treino, seja jogar uma partida de videogame após concluir uma tarefa, seja fazer um esforço dobrado para concluir a construção da casa dos seus sonhos.


6. Aproveite ao máximo o tempo livre. Seu tempo livre não pode ser desperdiçado com coisas que você não goste ou não lhe dará resultado ao longo do tempo.


7. Dedique tempo para refletir sobre o passado. A vida é curta para quem negligencia o presente, esquece o passado e teme o futuro.


8. Pare de disperdiçar tempo com trivialidades da vida. As "baladas", quando em excesso, não formam verdadeiras amizades, estragam o dia seguinte, a saúde e uma carreira promissora.


9. Invista o seu tempo em criar novas memórias. A memória é mais duradoura do que a dor.


10. Busque o equilíbrio. Seguindo os ensinamentos de Sêneca você se sentirá com sorte. E o que é sorte?



Finalizo comentando uma frase de Sêneca, onde ele afirma que "quando se navega sem definição do destino nenhum vento é favorável." Uma das definições que mais gosto sobre o que é sorte é: "Sorte é como um banquinho de três pernas. Cada perna é um comportamento ou oportunidade. Tem a perna no "lugar certo", tem a perna na "hora certa" e a perna de "estar bem preparado". Se uma das pernas quebrar, o banquinho cai e a sorte acaba". Logo, você pode concluir que sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade.

 


Sobre o autor:

Prof. Paulo Rodrigues é pós-graduado em Docência no Ensino Superior e em Gestão e tutoria de EaD. Graduado em Ciência Aeronáuticas, além de outros cursos. É autor de livros. Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Escola Técnica Congonhas - Santos/SP - www.etcead.com


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page